As poltronas são um dos itens amados pelas pessoas que gostam de um ambiente bem decorado. Elas servem, não só para deixar o ambiente mais confortável, mas para dar um toque a mais na decoração da sua sala de estar, quarto ou home office. Existem diversos modelos, formatos e estampas para as poltronas e elas devem ser escolhidas pensando na combinação com o ambiente, tamanho disponível, utilidade e conforto.

Cada ambiente possui a sua utilidade específica para uma poltrona. Por exemplo, na sala de estar a poltrona serve para receber bem os seus convidados ou na varanda para descansar no fim do dia lendo um bom livro ou tomando um chá.

Para combinar bem com o ambiente escolhido, deve-se escolher o formato, modelo e estampa ideal e trazendo o que você quer comunicar com a decoração. E elas servem para decorar tanto espaços grandes quanto espaços pequenos. Em espaços grandes, elas servem para preencher um espaço vazio, dando um toque mais especial na decoração. E, apesar de serem rejeitadas pelos donos de espaços pequenos, elas podem ser aliadas na hora de decorar o lugar, trazendo mais conforto e comodidade, além de dar um “up” a mais e até substituir um sofá enorme, por exemplo, que vai ocupar muito mais espaço.

Em um ambiente mais clean, a escolha de uma poltrona com cores mais neutras pode ser ideal. Até porque, escolher cores fortes e vibrantes para um ambiente decorado de forma clean pode fazer o móvel parecer deslocado e mal escolhido. Mas se você tem um ambiente clean, mas quer dar mais cor e vida ao cômodo, sem desespero (!), você pode escolher poltronas com cores mais quentes e combiná-las com o ambiente em cores mais neutras. As cores quentes trazem mais personalidade e conforto ao local. Cores vibrantes e estampas divertidas são boas escolhas para locais como casas de férias. Uma estampa bem colorida em um local em que as pessoas vão para se divertir e relaxar pode trazer uma sensação maior de comodidade e, no caso das casas de verão, trazem aquela sensação de conforto e um gostinho bom de lar.

E claro, você pode ousar no momento de escolher seus formatos e estampas. Vale fugir do senso comum e escolher uma que se adeque mais ao seu estilo. E até mesmo fazer combinação de estampas para deixar a casa com um ar mais simpático. Geralmente os espaços são decorados com o par de poltronas para não deixar um lado mais carregado do que o outro. Lembrando que elas servem para harmonizar o ambiente e não deixá-lo poluído.

Prestando atenção a essas pequenas dicas, você está pronto para escolher as poltronas ideais para o seu lar e que combinem com a sua personalidade.