Em um projeto de decoração a mesa de jantar de madeira pode ser a estrela ou o elefante branco da sua sala, pois ela tende a ocupar uma grande área.

Além das suas dimensões avantajadas a mesa de jantar de madeira ainda deve ter uma a área reservada para a circulação e para poder puxar as cadeiras.

Aqui, sugerimos usar as mesas de jantar de madeira, devido sua facilidade de combinação, comodidade e por serem menores. O toque rústico e envelhecido prevalece no estilo de madeira da sua escolha.

Formatos de mesa de jantar de madeira

As mesas de jantar redondas podem ser perfeitas para melhorar a interação dos convidados, pois eles podem ficar frente a frente. A distância e a quantidade de cadeira é proporcional ao tamanho da mesa.

A mesa de jantar retangular é mais tradicional e parte do mesmo princípio da mesa redonda, quanto à distância. Seu diferencial é a possibilidade de colocar cadeiras diferentes nas pontas, que normalmente é o lugar dos anfitriões da casa.

A mesa de jantar oval pode dar tanto espaço para a circulação quanto o modelo retangular. Independentemente do formato, a mesa de jantar deve ter umas especificações mínimas para a ergonomia.

Mesa de jantar: tamanhos e estilos

Isso significa nunca comprar MDF ou qualquer mesa de madeira laminada ou compensada. Compre uma mesa de jantar de madeira maciça. Como a mesa de jantar fica em um ambiente de muito movimento e é muito usada, ela sofrerá muito abuso e desgaste.

Para uma pessoa comer e conversar confortavelmente é ideal que ela tenha um espaço de cerca de 60 cm de largura e 45 cm de profundidade numa mesa.

As mesas costumam ter 75 cm de altura, por isso é ideal que as cadeira tenham cerca de 25 cm de distancia entre o assento e a base da mesa. Com as cadeiras recolhidas, é ideal existir cerca de 70 cm para a circulação.

A madeira é um dos materiais mais clássicos para uma mesa de jantar. Esse tipo de material é perfeito para vários estilos de decoração, além de ser atemporal.

A escolha do modelo da sala de jantar depende do conceito proposto para a residência como um todo, do layout, tamanho, formato, acessos e circulação.

E agora, qual mesa de jantar escolher?

Na hora de escolher a mesa de jantar, o recomendável não é levar em consideração apenas seu gosto pessoal. A compra da peça vai muito além deste detalhe.

Então, separamos alguns tópicos importantes, que valem a pena analisar antes de sair por aí comprando uma mesa de jantar de madeira qualquer. Lembre-se ela é a peça coringa do espaço e do estilo decorativo.

O tamanho da mesa

Parece óbvio, muita gente pode errar e acabar comprando uma peça que foi além ou aquém das expectativas. Meça o espaço onde a mesa de jantar ficará e atente as medidas da peça, seja ela redonda, retangular ou quadrada.

Materiais de composição

O tamanho da mesa de jantar é, de longe, a única recomendação: a composição da peça também é importante, pois tal fato está diretamente relacionado com a qualidade do produto. Há modelos com tampo de madeira ou vidro, com pés detalhados artesanalmente ou que há de melhor na tecnologia.

Disposição da mesa de jantar

Uma linda mesa de jantar pode fazer a diferença no seu ambiente, mesmo que ele não seja tão grande, leve em consideração o tamanho da mesa, é possível dispor outras peças, para que elas criem um ambiente personalizado.

Estilo & decoração

Se o espaço é mais minimalista, o ideal é que a mesa de jantar seja simples, com ângulos retos e linhas menos intensas. Já se o espaço é mais descontraído, vale apostar em uma mesa com mais design, até com cadeiras diferentes umas das outras.

Ao comprar sua próxima mesa de jantar, pergunte-se:

  • O tamanho é bom?
  • Qual é a matéria-prima utilizada?
  • Ela pode ser disposta com outras peças?
  • É de uma boa marca?
  • Ela vai se encaixar direitinho na decoração?

 

Uma boa pedida para conhecer nossas mesas de jantar é entrar no site e conferir nossas sugestões de decoração, estilo e qualidade em produtos de primeira linha e tecnologia. Confira